BlogCuidados Capilares

Como Tratar a Caspa: Conheça as 6 Causas Deste Problema

Você tem sofrido com coceiras no couro cabeludo? Uma certa sensibilidade? Acha que é caspa? E você sabe o jeito certo de tratar a caspa? Fica por aqui, que eu vou te mostrar a como identificar e tratar este problema do jeito certo!

Como tratar a caspa?
Figura 1 Como tratar a caspa?

A caspa, também conhecida como Dermatite Seborreica, é uma inflamação que ocorre no couro cabeludo, podendo estar presente em outras partes, como a barba, cílios e sobrancelhas. Um problema muito comum, que pode ter diversas causas. Neste artigo eu quero que você consiga identificar se é o seu caso, quais são os sintomas que ela pode ter, as causas desse problema, e claro, como é que você pode tratar a caspa da forma certa.

 

Quais são os sintomas da caspa?

A melhor forma de tratar a caspa.
Figura 2 A melhor forma de tratar a caspa

 

Se tratando da caspa você pode ter diversos sintomas, dos mais incômodos até os que podem passar despercebidos. De forma geral a caspa pode ser facilmente identificada.

O mais importante é você identificar este problema o mais rápido possível para que haja um tratamento, podendo evitar mais problemas ao seu couro cabeludo, já que se trata de uma inflamação, o que pode causar, por exemplo, a queda capilar. Portanto, fique atendo aos sintomas que vamos descrever para conseguir tratar a caspa que pode estar te prejudicando neste momento.

 

– Pequenas casquinhas brancas

Esse é um sintoma simples de se identificar, pois fica muito visível a depender da roupa que você esteja usando e se ela for mais escura. Você verá uma espécie de “farinha” branquinha espalhada pelos ombros e costas. Você também consegue gerar essa “queda” das casquinhas se fizer uma leve massagem no seu couro cabeludo, note que haverá pedacinhos de casquinhas caindo.

 

– Crostas amareladas na pele

Mais um sintoma simples e que você conseguirá identificar com facilidade, basta observar o seu couro cabeludo, e ver se há alguma crosta amarelada em alguma parte dele. Seria como uma casca maior, podendo cair na sua roupa caso você mexa.

Vermelhidão no local

Um sintoma que pode te gerar até um certo desconforto e provável dor, é a vermelhidão, que mostra que o seu couro cabeludo tem uma sensibilidade causada por uma alteração. A coloração correta do couro cabeludo deve ser rosada, caso esteja vermelha, é um grande indício de caspa.

 

– Coceira

Esse talvez seja o sintoma mais comum e incômodo, a coceira. Caso você higienize os seus cabelos frequentemente e de forma correta e ainda sim, sinta uma coceira fora do comum, pode ser um sinal de caspa.
E a pior parte é que causa uma coceira sem fim, e quanto mais você coça, mais risco de machucar o seu couro cabeludo você tem, o que pode gerar diversos outros problemas.

 

– Aumento da oleosidade

Você sente que o seu couro cabeludo anda mais oleoso que o normal? Está aí um sintoma que pode indicar a caspa. O que inclusive ajuda ainda mais a produção de sujeira no couro cabeludo.

 

– Queda capilar

O sintoma mais terrível que a caspa pode causar e que muitas a vezes as pessoas não associam a caspa é a queda capilar. A queda de cabelo é tão complexa e pode ter tantos motivos que as vezes pode demorar para alguém perceber que é caspa.

 

O que pode causar a caspa?

Como tratar a caspa?
Figura 3 Como tratar a caspa e quais podem ser as causas

 

Agora vamos entender quais atitudes e causas que podem gerá-la e assim tratar a caspa do jeito certo. Existem alguns fatores que acabam ocasionando este problema no couro cabeludo e eu vou te contar sobre os mais comuns.

  • Genética;
  • Lavar o cabelo com baixíssima frequência; (Entenda a importância de lavar os cabelos para uma boa saúde capilar).
  • Estresse;
  • Fatores que causam inflamações e oleosidade, como o uso de medicamentos, bebida alcóolica, alimentação errada, alterações hormonais etc.;
  • Lavar o cabelo com água quente;
  • Acúmulo de produtos no couro cabeludo.

 

Essas podem ser algumas das causas da caspa (Dermatite Seborreica), e que estão muito associadas a diversas atitudes que normalmente temos no dia a dia. Em alguns casos pode ser algo genético, mas nem por isso significa que não pode ter um tratamento, ok?

 

Então como eu posso tratar a caspa?

Como eu posso tratar a caspa?
Figura 4 Como eu posso tratar a caspa?

 

E aqui vão algumas recomendações de como tratar a caspa:

A primeira coisa que recomendamos é que você busque um especialista para que ele possa avaliar o seu caso, entender o tipo e nível de caspa que você tem, e qual a melhor forma de tratamento. Outra dica supersimples e importante é você usar shampoos que sejam próprios para o tratamento de caspa, já que eles possuem uma ação de limpeza mais profunda, fazendo com que aos poucos o seu couro cabeludo se livre desta “sujeira”.

Mantenha seu couro cabeludo sempre limpo e sequinho, e aqui não estamos dizendo que você necessita de usar um secador nem nada assim, mas mantenha ele sempre limpo, com uma boa frequência de lavagem semanal, e deixe-o secar naturalmente.

Estas são algumas dicas para que você consiga se livrar desta inflamação que incomoda muitas pessoas, causando desconfortos, como a coceira, a sujeira aparente e pior ainda, queda capilar. Por isso, não deixe de buscar um médico especialista para que você e o seu cabelo tenham o melhor tratamento possível, ok?

Espero ter te ajudado, um grande beijo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *