BlogQueda de Cabelo

5 Dicas de Como Evitar a Queda de Cabelo

Como evitar a queda de cabelo? É muito comum que a gente pesquise sobre formas de combater a queda capilar, quando de fato já é uma realidade presente em nossa vida, mas o mais importante é você entender de que forma você pode evitar que o seu cabelo chegue a esse ponto, e é por isso que hoje eu escrevo este artigo, para te dar diversas dicas de como você pode evitar que os seu fios caiam e se prevenir deste problema antes mesmo que ele surja.

Como evitar a queda de cabelo?
Figura 1 Como evitar a queda de cabelo?

 

É muito fácil encontrarmos trocentas dicas de remédios naturais, dicas, vitaminas e tudo o que mais podemos imaginar que tenha como objetivo final combater esse mal que atinge tantas mulheres, mas no fim das contas, a melhor saída sempre será prevenir o problema antes que ele apareça, não é mesmo? E se prevenir pode acabar sendo muito mais simples do que combater a queda em si, já que geralmente consiste em cuidados que já devem ser incorporados em nossa rotina, focando em nossa saúde e consequentemente, transbordando em nossos fios.

É muito comum que busquemos por resultados rápidos e foquemos sempre no objetivo final, que seria, um cabelo saudável e sem queda de cabelo, mas não pensamos que para isso, precisamos cuidar do que mais importa, a nossa saúde. Então, posso te adiantar que a melhor forma de como evitar a queda de cabelo é com certeza cuidar da sua saúde geral, tanto a física como a mental, já que será isso, a primeira coisa que vai refletir na saúde do nosso cabelo.

Cuidar da própria saúde e bem-estar ficou mais “popular” após o período da pandemia da Covid-19, onde muitas pessoas despertaram para a importância de se cuidar da própria saúde, a fim de evitar o contágio com a doença. Pesquisas mostram que 90% da população quer cuidar melhor da saúde após esse período, o que fez com que diversas pessoas começassem a buscar por uma alimentação melhor, mais exercícios físicos, fora a grande busca pelo cuidado da saúde mental, já que nesse período houve um aumento grandioso nos casos de ansiedade e depressão.

 

Como Evitar a Queda de Cabelo?

E agora vamos ao que interesse, o que de fato você pode fazer no seu dia a dia para evitar a queda de cabelo, antes mesmo que ela surja e te causa diversos problemas. Lembrando que estamos falando de uma queda capilar aguda, aquela em que o seu cabelo cai de maneira fora do comum, mas é superimportante que você saiba que a queda dos fios é algo natural e que vai acontecer, já que o nosso cabelo passa por fases, em que alguns fios estão crescendo enquanto outros estão em sua fase de eliminação.

Antes das dicas, eu preciso reforçar que, antes de buscar por maneiras de cuidar melhor e promover mais saúde aos seus cabelos, pense, eu estou cuidando da minha saúde como um todo, porque o fato é, o seu cabelo reflete a sua saúde, se o seu corpo não recebe os nutrientes e os cuidados necessários, fazendo com que ela seja boa, seu cabelo não pode ter saúde, porque uma coisa é consequência da outra, foque nisso.

Evitar a queda de cabelo consiste em:

 

1 – Alimentação Saudável

Alimentação saudável para evitar a queda de cabelo.
Figura 2 Alimentação saudável para evitar a queda de cabelo

 

O primeiro ponto, e eu sei, é clichê, você sempre deve escutar isso, mas é um fato inevitável que não podemos deixar passar, a primeira e melhor forma de evitar a queda de cabelo é com certeza focar em ter uma boa alimentação, de forma que ela seja saudável e te dê todos os nutrientes que o seu corpo necessita para se manter com saúde. Em dietas mais restritivas, na qual existe uma má orientação, e você se alimenta de uma forma deficiente de nutrientes, costuma-se haver a queda capilar, como você pode ler neste artigo que mencionamos.

Mas claro, eu vou te explicar de um jeito bem didático e bem fácil de que forma o seu corpo funciona e o porquê de o seu cabelo precisar que o seu corpo esteja de fato nutrido para que ele possa se desenvolver e evitar a queda de cabelo. E o primeiro ponto é que o seu organismo funciona de uma forma bem inteligente e automática, quando claro, está funcionando de forma correta e sem interferência de alguma doença, por exemplo. Sabendo disso, você precisa entender que ele faz a “divisão” de nutrientes de acordo com o nível de prioridade do seu corpo.

E o que isso significa? Que se você não está fornecendo ao seu corpo nutrientes o suficiente para que ele tenha esse aporte de vitaminas e minerais o bastante para distribuir por todas as áreas do seu corpo, ele irá sempre priorizar a vida, o que quer dizer que esses nutrientes serão entregues apenas as partes vitais do seu organismo, como o seu coração por exemplo, porque convenhamos, você consegue sobreviver sem uma belíssimo cabelo, mas sem o seu coração, não rola né.

Eu expliquei bem resumidamente o grau de importância que as vitaminas têm para a saúde do seu cabelo, mas para que você entenda mais detalhadamente como esse processo funciona e o quão prejudicial a deficiência desses nutrientes pode ser para a sua saúde em geral, leia este artigo completo onde eu explico como a falta da vitamina pode causar queda capilar. Nesse contexto, é que muitas pessoas buscam por soluções rápidas e milagrosas, dentro de suplementos vitamínicos, acreditando que apenas isso suprirá suas necessidades, mas a realidade é que esses suplementos servem justamente para complementar uma boa alimentação e reforçar ainda mais esse estoque de nutrientes.

 

2 – Evite o estresse

Diminuir o estresse pode ajudar a evitar a queda de cabelo.
Figura 3 Diminuir o estresse pode ajudar a evitar a queda de cabelo

 

Uma das causas mais graves e causadoras de uma queda capilar severa, e com certeza, controlar o estresse pode ser uma das melhores estratégias para evitar a queda de cabelo. Existe um termo chamado “Psicodermatologia” que é basicamente nome usado para definir como as nossas emoções podem influenciar na saúde da nossa pele e do nosso cabelo. Só com isso, já deu pra entender o porquê do seu estresse ser um motivo tão forte quando tratamos dele como uma das causas da queda de cabelo.

Inclusive, tenho um artigo completo falando somente sobre os motivos mais comum da queda de cabelo. bem como recomendações para resolver cada um deles. Dependendo de cada causa, temos uma forma diferente de evitar a queda de cabelo, buscando por soluções que façam sentido de acordo com o motivo daquele problema. Por isso, recomendo muito que você entenda melhor sobre as causas. Mas, se você já entendeu que o estresse faz parte do seu dia a dia e que provavelmente é um ponto que você precisa melhorar, continue por aqui.

E como o estresse consegue influenciar na queda de cabelo? É muito simples, o estresse vai desencadear a produção de um hormônio chamado “cortisol”, que você já pode ter ouvido falar como o “hormônio do estresse”. A produção desse hormônio em si não é o problema, já que ele, assim como os outros hormônios, tem uma função muito importante no seu organismo.

No caso de uma pessoa saudável, o cortisol funciona como um regulador de humor, da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue. O hormônio também fortalece a musculatura do coração, atua no fortalecimento do sistema imunológico e na resistência à dor em níveis baixos. Com isso, você consegue entender que ele tem um papel muito importante no seu corpo, e que a presença dele por si só não é o grande problema.

É fato, de que tudo em excesso não é bom, sejam essas coisas boas ou ruins. Sendo assim, quando nos estressamos frequentemente, estamos produzindo muito cortisol, e como é de se imaginar, isso não é nada bom. O excesso desse hormônio gera uma série de problemas, inclusive, a queda capilar. E aqui é um ponto chave para que isso possa te ajudar a evitar a queda de cabelo. Quando produzido em excesso e prolongadamente, o cortisol perturba o ciclo de crescimento natural dos fios.

O nosso cabelo passa por fases, tanto de crescimento quanto de queda, mas isso é dividido de forma proporcional, para que não haja uma perda excessiva de cabelo de uma só vez, como eu sempre digo, nosso organismo é muito inteligente. Mas, com esse excesso na produção do cortisol, estando o ciclo capilar desregulado, os fios que deveriam estar na fase de crescimento, acabam passando direto para a fase de eliminação, e esse problema é conhecido como eflúvio telógeno, acarretando em uma queda capilar fora do comum.

E não para por aí, além disso, o estresse também pode desencadear reações autoimunes, como a alopecia areata, na qual o sistema imunológico ataca os folículos capilares, resultando em queda de cabelo localizada. Esses efeitos combinados do estresse podem levar à redução da densidade capilar e à perda de cabelo perceptível. Acho que já deu pra entender que o estresse faz muito mal pro cabelo, certo? Então se você quer evitar a queda de cabelo, tome cuidado comele. Ok então.

 

3 – Tenha Cuidados adequados com o cabelo

Cuidando do cabelo para evitar a queda de cabelo.
Figura 4 Cuidando do cabelo para evitar a queda de cabelo

 

Aqui nós entramos em um fator mais externo, se tratando basicamente dos cuidados que você terá do “lado de fora”, e algo que pode te ajudar muito a evitar a queda de cabelo são esses cuidados com o couro cabeludo e seus fios. E isso inclui toda a parte que provavelmente você já conhece e está habituada a fazer no seu dia a dia, como lavar os cabelos com certa regularidade, usar produtos de fortalecimento, tanto da raiz como ao longo dos fios, e neste tópico, eu vou te dar muito detalhes e dicas de cuidados que você precisa ter com o seu cabelo.

 

Escolha de produtos adequados:

A primeira dica e uma das mais importantes para que você consiga evitar a queda de cabelo é você escolher produtos adequado, ok, mas qual seria o produto adequado? O que eu quero dizer com isso? Significa que você precisa dar preferência aos produtos que tenham boa qualidade e de fato sejam compatíveis com o seu tipo de cabelo. Por exemplo, o mais interessante para uma pessoa que tenha um couro cabeludo mais alérgico e sensível é escolher um shampoo sem sulfato, pois este produto tende a ser menos agressivo, ou seja, trata de uma forma suave.

E caso você não saiba, se o seu couro cabeludo estiver inflamado, machucado ou sensibilizado, isso pode acabar acarretando em uma queda de cabelo, veja por exemplo as pessoas que sofrem com problemas de caspa, e coçam frequentemente o couro cabeludo, acaba por gerar diversas feridas e a caspa em si causa muita sensibilidade na pele, fazendo com que o cabelo caia de uma forma muito agressiva. E se você é uma dessas pessoas que sofrem com a caspa e não conseguem resolver de jeito nenhum, temos um artigo completo sobre Como Tratar a Caspa.

 

Evitar o calor excessivo

Outra dica é com relação a exposição excessiva de calor nos seus fios. De fato, todos sabemos que o calor excessivo é um fator determinante quando se fala em evitar a queda de cabelo, ainda mais na quebra desses fios. Portanto, é extremamente importante que haja esse cuidado, e esse equilíbrio, para que você não exponha o seu cabelo ao calor de forma excessiva e por um longo tempo. E quando eu falo de calor, não me refiro apenas ao secador e a chapinha ok, é interessante que haja esse cuidado também com relação ao sol, já que é uma das fontes de calor mais agressivas para os nossos cabelo e pele.

E a maior solução para este problema, além da tentativa de reduzir ao máximo o uso dessas ferramentas e a exposição à elas, é sempre utilizar o protetor térmico, sim, por favor, não me venha utilizar um secador neste cabelo sem antes passar uma proteção térmica, não faça isso de jeito nenhum!!! Assim, você dá mais um passo na busca por evitar a queda de cabelo.

 

Faça Penteados gentis

Você é do tipo que adora fazer um belo penteado todos os dias, ou costuma fazê-los frequentemente, saiba que, dependendo do penteado, e mais ainda, a depender do quão apertado você prendeu este penteado, pode ocorrer um dano no seu couro cabeludo, chamado de Alopecia por Tração. Que é basicamente dizer que você amarrou esse penteado de forma tão forte, que acabou por puxar o seu fio do seu couro cabeludo de forma brusca, arrancando ele a força e fora de seu tempo.

Então, se você quer evitar a queda de cabelo, é super importante que haja muito cuidado da sua parte com o seu cabelo, especialmente nos momentos em que você decidir fazer uma penteado diferente. Evite de todas as formas penteados que puxem demais o seu cabelo, pois isso é um fator que pode te causa muita queda capilar.

 

4 – Mantenha o couro cabeludo saudável

Cuidando do couro cabeludo para evitar a queda de cabelo.
Figura 5 Cuidando do couro cabeludo para evitar a queda de cabelo

 

Agora dando uma atenção exclusiva ao couro cabeludo e aos cuidados que você precisa ter com ele, é importante entender que ele necessita de uma atenção bem especial, se você quer evitar a queda de cabelo. Saiba que é a partir dele que os seus fios nascem e crescem, e caso ele não esteja saudável, ou talvez sofrendo com alguma sensibilização, podendo causar feridas pela pele, o crescimento saudável do seu cabelo acaba sendo prejudicado por isso.

 

Tenha uma boa frequência na lavagem do cabelo

Um dos passos mais importantes em qualquer momento que o seu cabelo possa estar passando é a lavagem, que tem como objetivo manter o seu couro cabeludo limpo e livre de sujeiras, pois elas podem causar diversos prejuízos as raízes do seu cabelo, impedindo que haja um bom crescimento, entupindo o folículos capilares e consequentemente causando muita queda capilar. Por isso, se quer evitar a queda de cabelo, lave seu cabelo com frequência. E se quiser entender melhor com que regularidade você precisa fazer essa limpeza com shampoo, temos um artigo completo falando tudo sobre lavar o cabelo.

E nesse passo, para que você realmente consiga evitar a queda de cabelo, é ideal que você escolha produtos de qualidade, e não apenas o mais barato da prateleira da farmácia. Pesquisa por shampoos que tenham um bom custo benefício, que além de darem essa limpeza benéfica ao seu couro cabeludo, também contribua para o fortalecimento e hidratação dos seus fios. Vou facilitar a sua vida e te recomendar opções de shampoos que além de baratos são de muita qualidade.

 

Faça massagens no couro cabeludo

Olha, se você nunca havia escutado essa dica, então toma! Uma das melhores quando se trata em evitar a queda de cabelo. Massagear o seu couro cabeludo pode ser extremamente benéfico, já que auxilia na melhor circulação sanguínea do seu couro cabeludo, fazendo com que o seu folículo receba mais e mais nutrientes e uma boa oxigenação. Tudo isso promove a saúde capilar, e ajuda a evitar a queda de cabelo.

 

CONCLUSÃO

Evitar a queda de cabelo é uma das preocupações mais relevantes que você pode ter quando se trata dos seus fios, pois como sempre dizem, é sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso, se o seu cabelo é saudável, se você é uma pessoa privilegiada que não sofre com queda capilar, sinta-se muito sortuda, pois uma grande parte das mulheres sofre muito com este problema.

Portanto, se você quer evitar a queda de cabelo siga todas essas dicas, trate de por tudo em prática e cuidar muito bem dos seus fios, para que eles continuem saudável tanto por dentro quanto por fora. E claro, se quiser ainda mais dicas de como cuidar do seu cabelo, ou já esteja passando por algum tipo de problema, como a queda capilar, caspa, calvície etecetera, visite o nosso blog, ele está recheado de dicas, receitas e muitas respostas para as suas dúvidas.

Era isso, um super mega beijo e até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *